Argamassa Polimérica

A argamassa polimérica destinada aos serviços de impermeabilização existe em duas modalidades principais: as semi-flexíveis e as flexíveis.

Trata-se de revestimentos poliméricos bicomponetes, utilizados para impermeabilização de estruturas em contato com água ou umidade em geral, sujeitas ou não a pressões hidrostáticas.

São indicadas para impermeabilização de fundações, baldrames, pisos e paredes de banheiros, reservatórios, piscinas, tanques e paredes de alvenaria. Podem ser aplicadas sobre concreto, alvenaria e argamassa.

As argamassas poliméricas semi-flexíveis detém a propriedade de penetrar na porosidade superficial do substrato e promover uma cristalização superficial, apresentando, inclusive, resistência a pressões hidrostáticas negativas, ou seja, pressões atuantes “do exterior para o interior” da estrutura, evidentemente dentro de certos valores que variam em função dos produtos e dos fabricantes. Sua aplicação se destina às estruturas com pequeno ou nenhum grau de movimentação, ou seja, estruturas predominantemente rígidas, como reservatórios enterrados de concreto armado ou alvenaria armada, pisos de áreas habitacionais molhadas, muros de arrimo, baldrames, entre outros. É também utilizada como preparação para aplicação da versão flexível, armada ou não com tela industrial de poliéster.

As argamassas poliméricas flexíveis são destinadas a estruturas que podem apresentar pequena movimentação, como reservatórios elevados, tanques, piscinas entre outras aplicações. Resistem a elevadas pressões hidrostáticas (normalmente cerca de 25 mca) e a recomendação geral é a de utilizar armadura em tela industrial de poliéster.

A aplicação de ambos os materiais é feita em demãos cruzadas, com o auxilio de uma trincha, rolo ou vassoura de pêlos macia sobre a superfície previamente umedecida. Recomenda-se especial atenção a detalhes, como tubulação emergente, arestas de rodapés, juntas e outras ocorrências que provoquem descontinuidade do substrato, em que é aconselhada a utilização de um selante apropriado, previamente à aplicação das argamassas poliméricas.