Mantas Asfálticas

O sistema de impermeabilização que utiliza mantas asfálticas é um dos mais tradicionais na construção civil, devido à grande confiabilidade que apresenta. Porém, como em qualquer tipo de impermeabilização, deve-se atentar para uma boa preparação da superfície a ser tratada.

Há quatro tipos diferentes de mantas asfálticas, assim classificadas em função de seu desempenho frente às solicitações e responsabilidades envolvidas no trabalho de impermeabilização. As espessuras também podem variar. Normalmente são encontradas no mercado espessuras entre 3,0 e 5,0 mm.

Para a perfeita execução dos serviços, o substrato deve estar seco e livre de sujidades, regularizado com argamassa de cimento e areia, com caimento mínimo de 1% para os ralos, e os cantos vivos e arestas devem ser convenientemente arredondados.

A aplicação do impermeabilizante pode ser feita, basicamente, de duas maneiras distintas. A primeira prevê o lançamento de asfalto oxidado derretido por caldeira sobre a camada de regularização e, subsequentemente, com o asfalto ainda fluido e quente, a aplicação da manta asfáltica, que será fixada ao substrato pela adesão gerada pela presença do asfalto fluido. Outra forma de aplicar a manta asfáltica está descrita a seguir.

Inicialmente, aplica-se uma demão de primer asfáltico, a fim de promover uma melhor aderência entre o substrato e a impermeabilização.

Após a secagem da imprimação, iniciar a aplicação da manta asfáltica, fazendo o uso de maçarico de GLP. Adotar os corretos valores para sobreposição de cada camada e executar o biselamento nas uniões.

A impermeabilização com mantas asfálticas exige, via de regra, a execução de uma posterior camada de argamassa de cimento e areia, que servirá como proteção mecânica do material contra agentes que possam danificar o revestimento impermeabilizante (trânsito de veículos, de pessoas, queda de objetos, etc.) e contra o intemperismo (especialmente ação dos raios UV).

Os fabricantes de mantas asfálticas oferecem um leque de variações em acabamentos dos seus produtos. As mantas mais simples apresentam as duas faces revestidas com filme de polietileno, ou podem apresentar uma das faces (ou ambas) revestidas com areia de granulometria fina. Outros tipos deste material podem apresentar a face exposta revestida por grânulos minerais (ardósia, quartzo colorido), por filme de alumínio refletivo, e, até mesmo, por geotêxteis para a execução de pintura sobre a impermeabilização.